fabricadeherois
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Manual de Regras (0.6)

28/06/20, 01:16 pm

Introdução


Manual de Regras (0.6) 001

Em uma outra realidade existe outro universo com outro sistema solar e nele também outro planeta Terra, uma versão de nosso pequeno lar azul.

Este mundo, um reflexo do nosso, possui pessoas que o vigiam e protegem, mas também aqueles que visam o seu bem próprio sem se importar com os demais. Super Heróis e Vilões caminham entre as pessoas entre salvamentos e batalhas mortais.

Nessa constante queda de braço entre o certo e errado é que se encontra nosso jogo, seja bem vindo ao Universo da Fábrica de Heróis, o FHVerso.


Última edição por Administrador em 24/11/20, 08:51 am, editado 7 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

28/06/20, 01:18 pm

1. Como Funciona o Jogo


O FHVerso é um jogo sobre Super Heróis e Vilões que atuam em uma Terra de um universo paralelo. Focado nos acontecimentos de apenas uma cidade o jogo simula a vida nada rotineira destes super seres.

O jogo funciona basicamente da seguinte maneira:

1 - Um Moderador posta uma Missão, um acontecimento que exija a atenção dos Personagens dos Jogadores;
2 - Os Jogadores que podem atuar nesta Missão, postam suas Ações em resposta. Postam o que seu Personagem faria para resolver tal situação;
3 - O Moderador que postou a Missão lê as Ações dos Personagens e faz um ou mais Testes levando em consideração os Atributos, Vantagens/Desvantagens e as Ações dos Jogadores. O Teste somado aos modificadores é o que decide se o Personagem teve sucesso ou não em sua Ação;
4 - O Moderador posta o resultado. O Jogador recebe Pontos de Experiência (XP), que podem ser gastos de maneira a subir o nível do Personagem;

Mais à frente veremos como cada etapa funciona.


Última edição por Administrador em 23/11/20, 07:04 pm, editado 6 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

28/06/20, 01:19 pm

2. Cenário

Manual de Regras (0.6) Nova_capital

Como já dito, o FHVerso se passa em um planeta Terra alternativo, com algumas cidades, estados e até países diferentes de nosso mundo real. Aqui a influência dos super seres gerou uma realidade mais fantástica onde o impossível se torna possível. Nas últimas décadas os super-seres foram aplaudidos e odiados, transformados em celebridades e criminosos. Geraram tendências na moda, mudanças na cultura, política e religião.

A influência dos super seres afetou o mundo como um todo, de decisões políticas até a ciência moderna. A sociedade é um pouco mais evoluída tecnologicamente que a atual, mas em muitos pontos é igual a nossa realidade. A violência, pobreza, fome e corrupção ainda existem, mesmo nesse mundo fantástico. Nesta realidade alternativa, a capital do Brasil é chamada Nova Capital, uma das maiores metrópoles do mundo moderno. Nova Capital é centro econômico e político do Brasil e América Latina, sendo o palco dos maiores acontecimentos do país e de todo continente sul-americano.

A situação atual dos super seres mundialmente é equilibrada, existe uma parte da população que os idolatra e outra que os odeia. Alguns sentem medo, outros esperança. Os Heróis salvam e os Vilões destroem, fazendo com que balança da opinião pública se equilibre.

O vigilantismo não é liberado, mas também não é proibido. De alguma maneira todo e qualquer projeto de lei que chega ao congresso, seja pela legalização ou proibição total dos famosos “Supers” e o uso de suas habilidades, é afogado em burocracias. Ainda sim, governos e militares costumam utilizar super seres em fileiras do exército e polícia em situações especiais.

Aqui nesta cidade onde nosso jogo se encontra. Os Personagens dos Jogadores são Super Heróis que moram e atuam nessa metrópole.


Última edição por Administrador em 23/11/20, 07:07 pm, editado 4 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

28/06/20, 01:24 pm

3. A Criação do Personagem

Tendo esta Terra paralela como cenário, cabe agora construir os Personagens dos Jogadores para povoar este lugar.

Como visto no capítulo anterior, Nova Capital é um lugar onde existem muitos super-heróis, vilões, vigilantes, combatentes do crime, mascarados, etc. A maioria dos super seres mais poderosos do planeta age em escala internacional e até interplanetária, deixando a cargo dos demais as cidades do mundo cotidiano, mas isso não quer dizer que nada grandioso possa cruzar o caminho dos nossos Personagens.

Todo personagem iniciante no FHVerso é um novato, tendo poucas ou até nenhuma experiência. Independente da origem ou história todo Jogador vai começar com um personagem que não sabe lidar ainda com seus poderes, ainda não tem as habilidades necessárias ou seu equipamento ainda é o básico, etc.


3.1 O Conceito do Personagem

Cada um dos Jogadores representa um Personagem que protege Nova Capital. Ele deve ter um uniforme, um codinome e características que o fazem "Super", pode ser algum poder ou uma habilidade em especial, ele pode voar ou pode apenas atirar flechas, o Jogador decide.

As origens dos poderes, habilidades e motivações podem ser científicos, místicos, espirituais, alienígenas ou outro qualquer. O único fator a ser levado é: este é um mundo de supers-heróis, tendo poderes ou não.

Todos os Personagens do jogo passarão por uma aprovação do conceito do personagem, que envolve a história e origem do personagem, de como ele se tornou o que é, quais os poderes, etc. A aprovação é feita pelos Moderadores.

Vamos ver um exemplo de Personagem:

Nome: Antônio Nunes
Codinome: Telecombatente
Histórico: Antônio Nunes foi mordido por um cérebro de boxeador radioativo e agora possui habilidades especiais;

Manual de Regras (0.6) Telecombatente

Com certeza o Personagem acima seria recusado, mas vamos utilizá-lo apenas como exemplo. O Jogador escolheu um personagem que possui poderes e também alguma habilidade em boxe. Deu a ele um codinome e um uniforme, o conceito já está feito, um Boxeador Telepata.

Mas é necessário colocar este conceito em regras, definir quais habilidades o personagem tem e como definir quão poderoso ele é, para isto utilizamos um sistema de Pontos de Personagem.


3.2 Pontos de Personagem

Todo Personagem deve ser construído a partir de Pontos de Personagem, são pontos que definem o quanto de poder ele possui. O quão é rápido, forte, preparado, equipado, etc. Quanto maior a quantidade de pontos, mais poderoso e/ou versátil o Personagem é. Todo iniciante é considerado um Personagem Nível 0, construído com 5 Pontos. Veremos mais sobre os Níveis de Personagem mais a frente.

Os Pontos de Personagem são utilizados para comprar Atributos e ou Vantagens, mas também é possível conseguir mais pontos através de Desvantagens.


3.2.1 Atributos

Estas são as características de cada personagem, estão ligadas às capacidades físicas e sociais. Cada personagem possui 5 atributos distintos, sendo eles:

Manual de Regras (0.6) Icone_forca
Força - FOR
Força física do personagem, define o quão ele é forte. Erguer pesos, puxar coisas, causar dano físico em combate, todas estas ações são influenciadas diretamente por este atributo.
Manual de Regras (0.6) Icone_agilidade
Agilidade - AGI
Agilidade corporal do personagem, define o quão ele é ágil. Se equilibrar, dar saltos mortais, andar sorrateiramente, desviar de golpes são algumas das ações que são influenciadas por este atributo.
Manual de Regras (0.6) Icone_resistencia
Resistência - RES
Resistência física do personagem, define o quão ele é resistente. Resistir a danos, cansaço ou venenos são algumas das ações que são influenciadas por este atributo.
Manual de Regras (0.6) Icone_foco
Foco - FOC
Foco e concentração do personagem, define o quão bem ele pode se concentrar em algo, também está relacionado aos sentidos e a ataques à distância. Mirar, concentrar poderes, usar os sentidos são ações influenciadas por este atributo.
Manual de Regras (0.6) Icone_carisma
Carisma - CAR
Carisma pessoal do personagem, define o quão ele é convincente ou aceito pelos demais. Convencer pessoas, liderar, conversar, iludir, enganar são ações atribuídas a este atributo.

Todo ser humano adulto “padrão” tem valores entre 0 (zero) e 1 (um) em seus Atributos. O valor máximo para um Atributo é 5 pontos, qualquer valor acima disso deve ser comprado com Vantagens. O valor de Atributo atuará diretamente como um bônus para o jogador no Teste para verificar se sua Ação teve sucesso ou não, mais detalhes sobre Testes mais a frente em Regras do Jogo.


3.2.2 Vantagens

Vantagens são poderes, habilidades, perícias e/ou equipamentos que seu personagem possui e possa utilizar dentro do Jogo. Cada Vantagem tem um Custo de Pontos de Personagem e concedem ao Jogador um Bônus em suas Ações quando forem utilizadas.

Custo de Vantagem

O custo de uma Vantagem pode ser fixo ou variável. Um custo fixo estará estabelecido com um número indicando quantos pontos são necessários para se ter aquela Vantagem e que ela sempre dará aquele bônus ao Personagem.

Exemplo: Um Traje Balístico de Custo 2 e Bônus RES+2 indica que o traje custa 2 Pontos de Personagem e dará ao usuário Resistência +2 sempre que for utilizado.

Custo variável indica que a Vantagem pode ser comprada com mais pontos para garantir mais Bônus ao Personagem.

Exemplo: Um poder Pirotecnia +1 pode ser comprado 3 vezes e garantir um bônus de +3 ao Personagem quando utilizado, tornando-se Pirotecnia +3.

Algumas Vantagens podem dar Bônus para mais de um Atributo, por este motivo estas Vantagens serão mais caras de se comprar. O custo destas Vantagens é variável e está descrito da seguinte maneira:

Custo: Pontos necessários / Bônus Concedido

Exemplo: uma Vantagem com custo 3/1 significa que serão necessários gastar 3 Pontos de Personagem para cada Bônus +1 que esta Vantagem dará ao Personagem.

Esta diferença existe, pois cada Vantagem poderá dar o mesmo bônus para Ações que utilizem Atributos diferentes, deixando o Personagem mais versátil a realizar missões que exijam atos diferentes.

Bônus de Vantagem

Bônus indica quais Atributos podem receber o Bônus ou são somados a Vantagem quando utilizados.

Exemplo: uma Vantagem com Bônus FOR / AGI significa que o Personagem recebe Bônus em Força e Agilidade quando estiver usando o poder.

A utilização da Vantagem + Atributo é subjetiva, isso quer dizer que nem sempre o Atributo pode ser somado ao uso da Vantagem, e vice-versa.

Exemplo: Um personagem que tenha Pirocinese +1 que lhe concede bônus a Focus. Ele irá ganhar esse bônus caso queira acertar um alvo à distância, pois assim ele estará utilizando o Focus + Pirocinese para acertar um adversário. Ele porém não irá ganhar esse bônus caso queira ouvir um inimigo ou perceber algo, pois este tipo de poder não o ajudaria nesta ação.

A decisão de quais Atributos e Vantagens são definidos para a jogada em teste é sempre do Moderador, que deve fazer essa escolha subjetiva, baseado na situação e na ação do Jogador.


3.2.3 Desvantagens

Assim como um personagem tem algo que age a seu favor pode ter também alguma característica que o atrapalhe, essas são denominadas Desvantagens. Ao contrário das Vantagens, as Desvantagens concedem Pontos de Personagem para que possam ser utilizados. Um Personagem iniciante pode ter até -3 pontos de Desvantagens.

Segue uma lista de Vantagens e Desvantagens, lembrando que é um guia para construção de Personagens e que os Jogadores podem sugerir novas Vantagens e Desvantagens para serem incluídas, mas todas passarão por aprovação da Moderação.

Lista de Vantagens

Vamos ver agora nosso Personagem com Atributos, Vantagens e Desvantagens de nosso Personagem exemplo:

Nome: Antônio Nunes
Codinome: Telecombatente
Histórico: Antônio Nunes foi mordido por um cérebro de boxeador radioativo e agora possui habilidades especiais;

Força: 2
Agilidade: 1
Resistência: 1
Foco: 0
Carisma: 0

Vantagens:
- Boxe (+1)
- Telecinese: (+1)
Desvantagens:
- Gago (-1)

Distribuímos os 5 pontos do Personagem focando os atributos físico mais voltados ao combate (Força, Agilidade e Resistência) e adicionamos a Vantagem Boxe já que ele é um boxeador. Também adicionamos um poder (Telepatia) e, para manter interessante, adicionamos uma Gagueira, ganhando assim mais um ponto pra somar os 5 totais.

Toda a distribuição de Pontos tem de ser aprovada por um Moderador.


Última edição por Administrador em 23/11/20, 07:15 pm, editado 10 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

28/06/20, 01:26 pm

4. Os Moderadores


Manual de Regras (0.6) 003

Moderadores são Jogadores especiais do FHVerso. Eles são gerenciadores que transmitem as Missões para os Jogadores.

Os Moderadores tem as seguintes funções dentro da comunidade:

- Moderar o jogo, evitar brigas e apagar posts inadequados;
- Criar as missões que os jogadores cumprirão;
- Ajudar a aprovar novos membros mediante inscrições, dar dicas e propor remakes;
- Administrar o nível dos jogadores e suas evoluções;
- Criar novos personagens, lugares, organizações, etc, para aumentar a história do jogo;

Moderador não é um cargo eterno, pode ser revezado caso alguém fique inativo ou não possa mais moderar, dando assim oportunidade a outros Jogadores.

O Moderador tem a função de criar o universo do FH, mas não significa que seja somente deles esta responsabilidade. Qualquer outro Jogador pode ajudar a criar e administrar o FHVerso, com localidades, imagens, etc.


Última edição por Administrador em 09/07/20, 09:44 am, editado 1 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

28/06/20, 01:31 pm

5. Regras do Jogo

Como todo jogo, o FHVerso possui suas regras para que funcione corretamente, vamos a um passo a passo de como funciona o jogo.


5.1 Fazendo a Ronda

Nova Capital é uma cidade dividida em bairros. Cada bairro contém sua descrição e principais localidades. São separados no jogo em tópicos próprios dentro do Fórum do Fábrica de Heróis. Cada Personagem age por padrão no bairro onde reside, trabalha, estuda ou fica a maior parte do tempo, mas ele pode fazer rondas em outro bairros que preferir.

Para distribuir as Missões entre os Jogadores, cada Personagem tem direito a participar de DUAS missões por semana, desta maneira mantemos o jogo equilibrado para todos possam postar.

Os Moderadores também podem criar missões específicas para um Personagem, sendo ele o foco da missão. Estas missões NÃO entram na contagem semanal.


5.2 Surge uma Missão

Cabe ao Moderador criar as Missões para que os demais Jogadores possam cumprir. Missão é um situação criada pelo Moderador para que os Jogadores a resolvam. O Moderador irá ao tópico referente ao bairro e irá criar uma Missão. Exemplos: um gatinho preso em árvore, um assalto a banco, um super vilão destruindo o hospital da cidade, etc.

Cada Missão tem um Nível de Dificuldade (ND), um número que define quão complexo será aquela missão, tendo tarefas simples ou mais complexas. Fica a critério de cada Moderador escolher o Nível de sua Missão com base na situação que ele escolher.

Algumas missões o Moderador poderá restringir por nível de Jogador, criando missões que só Jogadores de nível baixo possam cumprir, assim como Missões para Jogadores de nível alto.

Exemplo de Missão:

“Um ladrão rouba uma senhorinha indefesa levando sua bolsa, ele corre pelo bairro com o ganho na mão e na outra uma pequena faca de cozinha”. Nível de Dificuldade = 3.

Algumas missões podem ter mais de um objetivo, sendo necessário a participação de dois ou mais personagens para que ela seja realizada por completo. Desta maneira cabe ao Moderador definir os objetivos no texto do post podendo cada um ter seu próprio Nível de Dificuldade.

5.3 Resolvendo a Missão

Dada a Missão, cabe aos Jogadores resolverem a situação. Os Jogadores que podem atuar postarão a sua jogada para resolver o problema, descrevendo sua Ação. A Ação é um texto do Jogador descrevendo o que seu Personagem PRETENDE fazer para resolver a situação. O texto da Ação não deve ser feito como se fosse considerada um sucesso e descrever o que acontece a seguir.

Veja exemplos de como fazer as ações.

Ações corretas:
- Declarar uma tentativa de interação com um Personagem do Moderador;
- Acrescentar objetos ou pessoas que fazem parte do contexto da cena ou que podem ser encontrados facilmente no local;

Ações erradas:
- Presumir sucesso na ação e postar o desfecho da missão. O sucesso depende do Moderador e do resultado da jogada;
- Descrever as reações de um Personagem do Moderador que protagoniza a cena.

Exemplo:
Missão: Ladrão em fuga em um carro, em alta velocidade.

Ações:
“Eu disparo um raio no pneu, o carro derrapa, tomba e eu o capturo”. Errado.
Porque: Presumiu sucesso na ação e descreveu o final.

“Eu salto sobre o carro, o ladrão saca uma arma e eu tento desarmá-lo”. Errado.
Porquê: Descreveu uma reação do personagem do moderador.

“Eu vou pro meio da rua, tento parar um veículo emprestado e sigo ele”. Certo.
Porquê: Encontrar um motorista na cidade é perfeitamente possível.

“Eu arranco um banco da praça e arremesso no carro”. Certo.
Porquê: Mesmo caso. Cidades tem praças, que têm bancos. É possível e criativo.

“Eu saco minha pistola de graxa e disparo no asfalto à frente do carro”. Certo.
Porquê: Personagem usou uma de suas Vantagens para resolver a missão.

Dependendo da Missão, mais de um jogador poderá postar sua jogada para resolvê-la, é permitido apenas UM post por Jogador para facilitar a leitura dos Moderadores.

Enquanto a Missão estiver em aberto nenhum outro Moderador poderá postar uma outra Missão naquele bairro/tópico a fim de evitar confusões entre as Missões e jogadas. O Moderador pode também dar uma data limite para a postagem agilizando as jogadas, mantendo o jogo fluido e impedindo que o tópico fique preso por muito tempo.

O Moderador irá ler as Ações dos Jogadores e, de acordo com o que foi postado, fará um teste para saber se a Missão foi ou não cumprida pelo Jogador.


5.4 Fazendo o Teste

O Moderador, deverá fazer um ou mais testes para cada um dos Jogadores envolvidos na Missão. Ele irá comparar o Nível de Dificuldade (ND) da Missão com a ação do Jogador. Para isso ele escolherá os Atributos, Vantagens, e Desvantagens mais condizentes com a ação descrita e colocará em teste.

Ele jogará um dado de probabilidade (1d6) e somará o resultado aos Atributos, Vantagens, e Desvantagens envolvidos na Ação.

- Se o valor obtido (Jogada + Atributos + Vantagens - Desvantagens) for maior ou igual à Dificuldade, o Jogador tem sucesso em sua Missão;
- Se o valor obtido (Jogada + Atributos + Vantagens - Desvantagens) for menor que a Dificuldade, o Jogador falha em sua Missão.

Exemplo de teste:

Telecombatente usa seu Boxe (+1), combinada com sua Força (+2), contra um ladrão Dificuldade 5.

O dado rola um 3. Ele tem sucesso em sua ação, já que  [Força (+2) + Boxe (+1) + Dado (+3)] = 6, maior que a Dificuldade 5.

Caso ele obtivesse um 2 no dado ele também teria sucesso, pois igualaria a Dificuldade (5 = 5); se tivesse tirado 1 seria uma falha (4 < 5).

O Moderador também pode somar ou subtrair pontos a jogada dependendo da Ação do Jogador. Caso ele poste alguma ideia genial, ou mesmo criativa e inovadora o Moderador poderá somar pontos a sua Jogada, lhe concedendo bônus extras. O contrário também pode ocorrer, caso o Jogador poste alguma ação estúpida ou totalmente incoerente o moderador poderá lhe dar penalidades na jogada. A decisão final é sempre do Moderador.

Caso mais de um Jogador participe do mesmo objetivo na Missão o Moderador deve somar a pontuação de todos os Personagens envolvidos para a realização do teste.

5.4.1 Falha Crítica

Existe a possibilidade  de um personagem Falhar de forma vergonhosa durante a sua ação. Se o resultado da Jogada de Dado na ação do personagem for o número “1” o dado (1d6) deve ser jogado novamente. Se esse segundo resultado sair o número 1,2 ou 3 é decretado uma Falha Crítica e o personagem falha automaticamente na missão, independente da quantidade de pontos que o personagem possua e do nível da missão.

Se esse segundo resultado for 4,5 ou 6, não é declarado Falha Crítica e a jogada continua normalmente com o resultado "1" no dado.

As consequências de uma Falha Crítica sempre serão desastrosas, podendo causar ferimentos e prejuízos aos demais, por este motivo uma Falha Crítica poderá resultar em +1 em Má Fama (veja em Fama mais a frente).


5.4.1 Acerto Crítico

O contrário também pode acontecer, o personagem poderá ter sorte em sua ação. Se no resultado da Jogada de Dado na ação do personagem cair o número “6” o dado deve ser jogado novamente. Se esse segundo resultado for 4,5 ou 6 é decretado Acerto Crítico e o personagem tem sucesso automático na missão, independente da quantidade de pontos que o personagem possua e do nível da missão.

Se esse segundo resultado for 1,2 ou 3, não é declarado Acerto Crítico e a jogada continua normalmente com o resultado "6" no dado.

As consequências de um Acerto Crítico sempre serão grandiosos e inspiradores, por este motivo um Acerto Crítico poderá resultar em +1 em Boa Fama (veja em Fama mais a frente).

5.5 Postando a Resolução

Finalizada a jogada, o Moderador posta então a resolução da Missão, sendo sucesso ou fracasso. Tendo sucesso em sua Missão o jogador ganha Pontos de Experiência. Caso o Jogador fracasse, o Moderador pode optar por acabar a Missão dando a descrição do ocorrido abrindo assim o tópico/bairro para uma outra missão.


Última edição por Administrador em 23/11/20, 07:34 pm, editado 5 vez(es)

K.O, Bulldozer, Clone, Aura, Forja e Archarius gostam desta mensagem

Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

10/07/20, 03:02 pm

5.6 Saúde


Os Personagens possuem o medidor de Saúde, que define como está o estado atual do Personagem, o quanto ele está saudável para cumprir suas ações.

A Saúde de um Personagem pode estar em um dos seguintes estados:

- Normal: Saúde padrão, saudável para fazer suas ações;
- Ferido: Contusões, pequenos cortes, queimaduras leves. Sofre -1 em todos os testes;
- Gravemente Ferido: Ossos quebrados, cortes profundos, queimaduras graves. Sofre -2 em todos os testes;
- Incapacitado: Vários ossos quebrados, órgãos perfurados ou em coma. Não pode realizar nenhuma missão;
- Morto: Personagem morreu durante alguma missão.

Sendo um mundo de conflitos, combates e ações arriscadas, os Personagens podem constantemente se ferir durante suas ações. Caso a resolução da missão leve o personagem a se ferir em combate ou em alguma outra ação, o moderador pode definir um estado de saúde em que o personagem se encontra ou fazer um Teste de Saúde. O Teste de Saúde consiste em:

ND da missão - Resistência do Personagem - 1d6

- Resultado 0 ou negativo = Personagem sai ileso ou apenas com alguns arranhados, sem nenhum impacto nas próximas ações;
- 1 a 3 = o Personagem está Ferido, sentindo dores pelo corpo que o atrapalha em suas missões. Terá -1 em todos os testes durante uma semana;
- 4 a 6 = Gravemente Ferido , ficando quase impossibilitado de agir. Terá -2 em todos os testes durante uma semana, após esse tempo ficará com o status de Ferido por mais uma semana;
- 7 a 9 = Incapacitado, de cama no hospital. Desta maneira ele ficará 1 semana sem poder agir, depois uma semana como Gravemente Ferido e depois o status de Ferido por mais uma semana.
- 10 ou + = Morte do personagem.

Caso um personagem que já esteja com a saúde debilitada sofra novamente um Teste de Saúde ele não poderá ter um resultado menor do que a condição que já se encontra.

Ex: Um personagem Ferido Gravemente não poderá ter o estado de Ferido ou Normal se fizer novamente um Teste de Saúde.

Caso mais de um personagem participe na missão em que lhe ocasionou o teste de saúde, o ND deve ser dividido pela quantidade de personagens participantes para o calculo, sempre arredondado para baixo.

Ex: Se 3 personagens participarem de uma missão ND10 e se ferirem, todos deverão passar por um teste com esse cálculo: ND3 - RES - 1d6

5.7 Fama


Sendo um jogo de Superseres que atuam em uma cidade, a Fama é algo muito comum sendo ela boa ou má. Cada Personagem tem dois atributos especiais que medem sua popularidade, quanto mais altos, mais conhecidos serão.

Boa Fama: Mede o quanto heroico e confiável é seu Personagem. Os Super-Heróis mais populares sempre tem valores altos, tendo fãs, torcidas, etc;
Má Fama: O contrário da Boa fama, você é conhecido por seus erros ou crimes. As pessoas comuns e polícia não confiam em você, mas dentro do submundo do crime, você tem valor.

Os valores de Fama influenciam diretamente nas Ações que envolvem o atributo Carisma como convencer pessoas, liderar, etc.

A Fama só é conquistada através de Missões, tendo sucesso ou fracasso nelas. A forma como se ganha pontos de fama é definida pelos Moderadores, pode ser através de uma missão complicada que foi resolvida pelo Personagem, ou por causa de uma falha catastrófica!


5.8 Missões-Base

Missões-Base são um outro tipo de missão que os Personagens podem participar, porém elas tem características diferentes das Missões de Ronda. Missões-Base se referem a lugares fixos que precisam de uma intervenção como um quartel-general, uma base inimiga, um antro de vampiros, etc. São lugares que exijam a expedição de um ou mais personagens e não um acontecimento repentino como as missões normais.

Desta maneira, qualquer personagem que SAIBA da existência daquela base naquele determinado local pode participar, independente de seu bairro. Uma Missão-Base ficará aberta até que um personagem, ou grupo, a resolva. Por serem locais protegidos, estas Missões geralmente possuirão um Nível de Dificuldade elevado sendo, quase sempre, necessário a participação de 3 ou mais Personagens para resolvê-la.

Como dito anteriormente, somente personagens que SAIBAM a localização podem participar e cabe a eles convidarem ou informarem os demais personagens sobre a localização. Este conhecimento deve ser feito de maneira que faça sentido dentro da história do jogo. Para que todos possam participar.

Tendo sucesso, os XPs serão divididos igualmente entre todos que participaram, igualados para cima. Em caso de falha, todos os personagens passarão pelo teste de saúde (ND dividida pela quantidade de participantes).


Última edição por Administrador em 23/11/20, 07:39 pm, editado 9 vez(es)

Barata, Bulldozer, Clone, Orbital e Aura gostam desta mensagem

Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

01/08/20, 12:15 pm

5.9 Experiência


5.9.1 Pontos de Experiência


Pontos de Experiência (XPs) são pontos ganhos pelos personagens a medida que vão realizando missões. Estes pontos indicam o quanto o personagem vai melhorando seu desempenho e, claro, ficando mais experiente.

A experiência adquirida com sucesso em missões será dada seguindo a formula:

Nível de Dificuldade – Nível do Jogador = XP ganho

Exemplo: um personagem de Nível 3 tendo sucesso em uma missão de ND 5, recebe 2 XP: 5 -3 = 2.

Para Missões em que dois ou mais personagens cumpriram juntos, os XPs devem ser divididos. A divisão fica a cargo do Moderador, ele pode dividir igualmente ou dar mais pontos para personagens que se saíram melhores.

Independente do Nível do Personagem e se teve sucesso ou não, a participação em uma missão dará no mínimo 1xp. O único caso em que não se ganha XP em uma missão é quando um Personagem tem uma Falha Crítica.


5.9.2 Nível de Personagem

Cada personagem possui um Nível que indica o quanto ele é poderoso. Os personagens sobem de Nível conforme adquirem novos Pontos de Personagem (pontos de Atributos, Habilidades ou Vantagens). O Nível vai afetar a quantidade de XP adquirido durante as missões e também o custo de novos pontos de Personagem.

Veja a progressão na tabela a seguir:

Pontos de PersonagemNível do PersonagemCusto de compra por XP
5010
6112
7112
8215
9215
10318
11318
12422
13422
14526
15526
16630
17630
18735
19735
20840
21840
22945
23945
241050
241050

5.9.3 Pontos de Experiência Extras

Não é apenas cumprindo missões que os Jogadores ganham pontos de Experiência, existem outras maneiras de ganhar, ajudando o FHVerso a crescer. Veja como:

Apenas Moderadores:
- Postando uma missão+resolução para um jogador: 2xp (+1xp para cada personagem a mais participando da missão).

Apenas Jogadores:
- Criou uma missão que foi aprovada pela moderação: 1xp;

Todos os Jogadores:
- Criou um novo NPC (só história) aprovado pela moderação: 1xp;
- Criou um novo NPC (com imagem) aprovado pela moderação: 3xp;
- Fez um remake visual de um personagem aprovado pela moderação: 1xp;
- Criou uma nova localidade/bairro com história aprovado pela moderação: 1xp;

Lembrando a todos que todas as criações só darão pontos se forem aprovadas pela moderação. Todos os pontos valerão apenas DEPOIS do inicio do jogo, não valendo para criações anteriores.

5.9 Diário de Ações

Para melhorar o desenvolvimento do jogo e registrar todos os feitos dos personagens cada jogador terá seu próprio diário de ações. Os jogadores terão um tópico com o nome de seu personagem e nele deverá ser postado sobre todas as missões de forma breve e objetiva.

Essas informações ajudarão os Jogadores e Moderadores no desenvolvimento de cada personagem, sempre atualizando a situação de cada um.

Após a resolução de cada missão que participou, o jogador deve ir ao tópico de seu personagem e postar o resumo, seguindo os exemplos a seguir:

Missão: Duducha em perigo
Link: https://fabricadeherois.forumeiros.com/

O que aconteceu: Um idoso louco estava perdido gritando para os jovens skatistas.

Visão do personagem sobre os ocorridos: Ficou triste porque lembrou do avô dela e de como ele morreu.

Resultado: Sucesso, o senhor chegou em casa são e salvo.

XP ganho: + 3xp
XP atual: 9xp

Total de Missões: 1
Total de Sucessos: 1
Total de Falhas: 0


Missão: Duducha em perigo
Link: https://fabricadeherois.forumeiros.com/

O que aconteceu: Um idoso louco estava perdido gritando para os jovens skatistas.

Visão do personagem sobre os ocorridos: Ficou triste porque lembrou do avô dela e de como ele morreu.

Resultado: Falha, o senhor conseguiu fugir usando um skate.

XP ganho: 1xp
XP atual: 7xp

Total de Missões: 1
Total de Sucessos: 0
Total de Falhas: 1

Segue o código para facilitar:

Código:

[b]Missão:[/b] ???
[b]Link:[/b] [url=???/] ??? [/url]

[b]O que aconteceu:[/b] ???

[b]Visão do personagem sobre os ocorridos: [/b] ???

[b]Resultado:[/b] ???

[b]XP ganho: [/b] + ???
[b]XP atual:[/b] ???

[b]Total de Missões:[/b] ???
[b]Total de Sucessos: [/b] ???
[b]Total de Falhas:[/b] ???

Os jogadores ganharão o XP das missões SOMENTE se fizerem a postagem no diário de ações.
Conteúdo patrocinado

Manual de Regras (0.6) Empty Re: Manual de Regras (0.6)

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos