fabricadeherois
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras Empty Manual de Regras

21/03/15, 01:48 pm

Introdução


Em uma outra realidade existe uma outra via láctea com um outro sistema solar e nele também existe um outro planeta Terra, uma outra visão de nosso lar.

Este lugar, reflexo da nossa realidade, possui também seus grandes problemas, mas possui várias pessoas que o vigiam e protegem, uma terra de seres especiais. Nessa constante vigília sobre o mundo é que se encontra nosso jogo, onde os heróis devem salvar a Terra e seus habitantes.

Seja bem vindo ao Universo da Fábrica de Heróis, o FHVerso.

1. Como funciona o jogo


O FHVerso é um jogo sobre Super-Heróis que protegem uma Terra de um universo paralelo, onde várias decisões do passado tornaram esse mundo diferente do nosso. Cidades, países e até continentes podem ser encontrados de uma forma diferente neste universo.

O jogo funciona basicamente da seguinte maneira:

1 - Um Moderador posta uma Missão a ser cumprida;
2 - Vários Jogadores tentam resolver a Missão;
3 - O Moderador pode escolher a melhor Ação ou selecionar aleatoriamente e faz o Teste no Dado, ele compara o resultado com a pontuação do Jogador escolhido. se passar no teste, ele cumpre a Missão, do contrário ele falha;
4 - O Moderador posta o resultado, caso tenha passado o Jogador recebe Pontos de Experiência (XP);

Mais a frente explicaremos cada um dos passos citados.

2. Cenário


O FHVerso se passa em um planeta Terra alternativo, com algumas cidades, estados e até países diferentes de nosso mundo real. Aqui a influencia dos super seres gerou uma realidade mais fantástica, onde o impossível se torna possível.

Nos últimos anos os super-seres foram aplaudidos e odiados, transformados em celebridades e criminosos. Geraram tendências na moda, cultura, política e até religião.

A influencia dos super seres afetou o mundo como um todo, desde decisões políticas até os achados da ciência moderna. A sociedade é um pouco mais evoluída tecnologicamente que a atual, mas em muitos pontos é igual a nossa realidade. A violência, pobreza, fome e corrupção ainda existem, mesmo nesse mundo fantástico.

Nesta realidade alternativa, a capital do Brasil é chamada de Nova Capital, uma das maiores metrópoles do mundo moderno. Nova Capital é centro econômico e político do Brasil e América Latina.

Organizados, os super-heróis de Nova Capital fundaram o Sindicato. Uma sociedade secreta de vigilantes dispostos a defender a cidade e seus habitantes de toda e qualquer ameaça.

E aqui nesta cidade onde nosso jogo se encontra.


Última edição por Administrador em 25/03/15, 09:32 am, editado 7 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras Empty Re: Manual de Regras

21/03/15, 01:56 pm

3. A Criação do Personagem


Tendo esta Terra paralela como cenário, cabe agora construir os personagens dos Jogadores.

Como visto no capítulo Cenário, a Terra é um lugar onde existem muitos super-heróis, vigilantes, combatentes do crime, mascarados, etc. Estes seres fazem parte da população e são um exército protetor deste mundo. Uns são adorados, outros temidos e alguns vistos como criminosos.

A maioria dos super-seres mais poderosos do planeta, age em escala internacional e até inter-planetária, deixando a cargo dos novatos a tarefa de proteger as cidades em vigília.

Todo personagem iniciante no FHVerso é um novato, tendo poucas ou até nenhuma experiência em vigilantismo.

3.1 O Conceito do Personagem


Cada um dos Jogadores representa um Herói que protege Nova Capital e faz parte do Sindicato.

Ele deve ter um uniforme, um codinome e características que o fazem "Super", pode ser algum poder ou uma habilidade em especial, ele pode voar ou pode apenas atirar flechas, o Jogador decide.

As origens dos poderes, habilidades e motivações podem ser científicos, místicos, espirituais, alienígenas, religiosos ou outro qualquer. O único fator a ser levado é: este é um mundo de heróis, tendo poderes ou não.

Todos os Personagens do jogo passarão por uma aprovação do conceito do personagem, que envolve a história e origem do personagem, de como ele se tornou herói, quais os poderes, etc. A aprovação é feita pelos Moderadores.

Vamos ver um exemplo de Personagem:
Manual de Regras Telecombatente
Nome: Antônio Nunes
Codinome: Telecombatente
Histórico: Antônio Nunes foi mordido por um cérebro de boxeador radioativo e agora possui habilidades especiais;
Com certeza o Personagem acima seria recusado, mas vamos utilizá-lo como exemplo. O Jogador escolheu um personagem que possui poderes e também alguma habilidade em boxe. Deu a ele um codinome e um uniforme, o conceito já está feito, um Boxeador Telepata.

Mas como definir quais habilidades cada personagem tem e como definir quão poderoso ele é?

3.2 Pontos de Personagem e Vantagens


Todos os personagens serão avaliados pelos Moderadores que, a partir da história, distribuirão pontos para definir a quantidade e qualidade dos poderes, habilidades e equipamentos de cada personagem.

Estes pontos são chamados de Pontos de Personagem, quanto maior a quantidade, maior e melhor são suas Vantagens. Os Moderadores distribuirão 5 pontos de Personagem em Vantagens para o personagem.

Veja o exemplo:

Nome: Antônio Nunes
Codinome: Telecombatente
Histórico: Antônio Nunes foi mordido por um cérebro de boxeador radioativo e agora possui habilidades especiais;
Vantagens: Super-Força: 1, Super-Resistência: 1, Boxe: 1, Telepatia: 1 e Telecinese: 1.
Lembrando que são os Moderadores que definem quais Vantagens os personagens vão ter.

Com toda a pontuação distribuída, todo personagem é um iniciante. Isso indica que ele ainda tem pouca experiência com a vida de vigilante, mas ele pode evoluir para cada vez se tornar melhor e mais poderoso.

Com o Personagem criado e aprovado, é hora de jogar.


Última edição por Administrador em 16/04/15, 09:43 am, editado 9 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras Empty Re: Manual de Regras

21/03/15, 02:03 pm

4. Os Moderadores


Moderadores são Jogadores especiais do FHVerso, eles simbolizam os heróis que já possuem uma vida de salvamentos e heroísmo. Eles são gerenciadores que transmitem as Missões para os Jogadores.

Os Moderadores tem as seguintes funções dentro da comunidade:

- Moderar o jogo, evitar brigas e apagar posts inadequados;
- Criar as missões que os jogadores cumprirão;
- Ajudar a aprovar novos membros mediante inscrições, dar dicas e propor remakes;
- Administrar o nível dos jogadores e suas evoluções;
- Criar novos personagens, lugares, organizações, etc, para aumentar a história do jogo;
Moderador não é um cargo eterno, pode ser revesado caso alguém fique inativo ou não seja mais capaz de moderar, dando assim oportunidade a outros Jogadores.

O Moderador tem a função de criar o universo do FH, mas não significa que seja somente deles esta responsabilidade. Qualquer outro Jogador pode ajudar a criar e administrar o FHVerso, com localidades, imagens, etc.

Por padrão, os Moderadores tem no mínimo 10 Pontos de Personagem.


Última edição por Administrador em 16/04/15, 09:43 am, editado 4 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras Empty Re: Manual de Regras

21/03/15, 02:11 pm

5 . Regras do Jogo


Como todo jogo, o FHVerso possui suas regras para que funcione corretamente, vamos a um passo a passo de como funciona o jogo.

5.1 A cidade em apuros


Todo o FHVerso acontece em Nova Capital, e como toda cidade ela é dividida em bairros. Cada bairro contém sua descrição e principais localidades, que são criados pelos Moderadores. Os bairros são separados no jogo em tópicos próprios dentro do Fórum do Fábrica de Heróis.

Segundo a história do próprio Jogador, será decidido em conjunto onde aquele Personagem age como herói. O bairro selecionado então será a Área de Atuação daquele personagem.

A Área de Atuação é a região vigiada pelo Personagem, e nisso o Jogador ganha uma vantagem em seus testes ao atuar na mesma. Conforme outras regiões próximas ou distantes, e/ou dependendo de sua fama em tais lugares, ele também pode receber mais vantagens, desvatagens ou neutralidade em seus testes nesses locais.

5.2 Surge uma Missão


Cabe ao Moderador criar as Missões para que os demais Jogadores possam cumprir. Missão é um situação criada pelo Moderador para que os Jogadores a resolvam. O Moderador irá ao tópico referente ao bairro e irá criar uma Missão. Exemplos: um gatinho preso em árvore, um assalto a banco ou um super vilão destruindo o hospital da cidade, etc..

Cada Missão tem um nível de Dificuldade, que varia de 1 até 10, sendo 1 tarefas simples e 10 o quase impossível. Fica a critério de cada Moderador escolher o Nível de sua Missão com base na situação que ele escolher.

Algumas missões o Moderador poderá restringir por Nível de Jogadores, criando missões que só Jogadores de Nível baixo possam cumprir, assim como Missões para Jogadores de Nível alto.

Exemplo de Missão:

Um ladrão rouba uma senhorinha indefesa levando sua bolsa, ele corre pelo bairro com o ganho na mão e na outra uma pequena faca de cozinha”. Dificuldade = 5.

5.3 Resolvendo a Missão


Dada a Missão, cabe aos Jogadores resolverem a situação. Logo após a Missão dada pelo Moderador, os Jogadores poderão postar a sua jogada para resolver o problema. Lembrando que o Jogador receberá bônus ou ônus dependendo da sua Área de Atuação.

Mais de um jogador poderá postar sua jogada para resolver a Missão, é permitido apenas UM post por Jogador para facilitar a leitura dos Moderadores.

Os Jogadores devem postar aquilo que seus personagens PRETENDEM fazer e não como agir como se já toda sua ação já foi considerada como sucesso.

O Moderador escolherá a postagem de um dos Jogadores como a definitiva, podendo ser a mais criativa, a mais inteligente ou por qualquer outro motivo pelo qual o Moderador deseje. O Moderador também pode ignorar aquele Jogador que simplesmente copiar as jogadas dos outros ou ficar mudando sua jogada várias vezes.

Enquanto a Missão estiver em aberto nenhum outro moderador poderá postar uma outra missão naquele bairro/tópico a fim de evitar confusões entre as Missões e jogadas. O Moderador pode também dar uma data limite para a postagem agilizando as jogadas, mantendo o jogo fluido e impedindo que o tópico fique preso por muito tempo.

Tendo escolhido o Personagem realizador da Missão, o Moderador que postou fará um teste para saber se a Missão foi ou não cumprida pelo Jogador escolhido.

Exemplo de ação:

Vendo o ladrão levar a bolsa da gentil senhora, Telecombatente vai tentar dar um direto de direita no queixo do ladrão antes que ele possa notar.
Dicas pra postar uma ação
Alguns cuidados ao postar sua ação.

Errado:
- Presumir sucesso na ação e postar o desfecho da missão. O sucesso depende do Moderador e do resultado da jogada;
- Descrever as reações de um Personagem do Moderador que protagoniza a cena.

Certo:
- Declarar uma tentativa de interação com um Personagem do Moderador;
- Acrescentar objetos ou pessoas que fazem parte do contexto da cena ou que podem ser encontrados facilmente no local;
- Se você é um "homem-bugiganga", "armado-até-os-dentes" ou "cientista maluco", deve carregar consigo inúmeros equipamentos para os mais variados fins. Você pode criar um equipamento pra ajudar na resolução da missão, mas o Moderador é quem julga se faz sentido.

Exemplo:
Missão: Ladrão em fuga em um carro, em alta velocidade.

Ações:
Eu disparo um raio no pneu, o carro derrapa, tomba e eu o capturo”. Errado.
Porquê: Presumiu sucesso na ação e descreveu o final.

Eu salto sobre o carro, o ladrão saca uma arma e eu tento desarmá-lo”. Errado.
Porquê: Descreveu uma reação do personagem do moderador.

Eu vou pro meio da rua, paro um carro, peço emprestado e sigo ele”. Certo.
Porquê: Encontrar um motorista na cidade é perfeitamente possível.

Eu arranco um banco da praça e arremesso no carro”. Certo.
Porquê: Mesmo caso. Cidades tem praças, que tem bancos. É possível e criativo.

Eu saco uma pistola de graxa e disparo no asfalto à frente do carro”. Certo.
Porquê: É o caso dos personagens cujo poder é usar diversas armas ou invenções, como o Batman. Geralmente sempre tem uma arma conveniente pra situação.

5.4 Fazendo o Teste


O Moderador, escolhendo o Jogador que irá resolver a Missão, deverá fazer um teste comparando a Dificuldade da Missão com a ação do Jogador. Para isso ele escolherá as Vantagens mais condizentes com a ação e colocará em teste.

Ele jogará um dado de probabilidade (1d6) e somará o resultado as Vantagens referentes do Jogador.

- Se a soma das Vantagens selecionadas for maior que a Dificuldade, o Moderador pode declarar sucesso automático;
- Se o valor obtido (Jogada + Vantagens) for maior ou igual à Dificuldade, o Jogador tem sucesso em sua Missão;
- Se o valor obtido (Jogada + Vantagens) for menor que à Dificuldade, o Jogador falha em sua Missão.
O Moderador poderá selecionar mais de uma Vantagem dependendo da ação do Jogador, podendo mudar ainda mais o resultado final.

Exemplo de teste:

Telecombatente usa seu Boxe (+1), combinado com sua Super-Força (+1), contra um ladrão Dificuldade 5. Como ele está em sua Área de Atuação, ele recebe o seu bônus de (+1) no teste.

O dado rola um 3. Ele tem sucesso em sua ação, já que 2 (Super força + Boxe) + 1 (Área de Atuação) + 3 (Dado) = 6, maior que a Dificuldade 5.

Caso ele obtivesse um 3 no dado, ou estivesse fora da sua Área de Atuação, em um lugar neutro, ele também teria sucesso, pois igualaria a Dificuldade (5 = 5); se tivesse tirado 2, ou estivesse em uma Área de Atuação que lhe desse um ônus de (-1), seria uma falha (4 < 5).

5.5 Postando a Resolução


Finalizada a jogada, o Moderador posta então a resolução da Missão, sendo sucesso ou fracasso. Abrindo assim o tópico/bairro para outra missão.

Tendo sucesso em sua Missão o jogador ganha Pontos de Experiência.  Caso o Jogador fracasse, o Moderador pode optar por acabar a Missão dando a descrição do ocorrido, ou dar a chance á um próximo Jogador que também postou uma jogada para essa Missão.

5.6 Pontos de Experiência


Os pontos de Experiência variam de acordo com a dificuldade da Missão, 1 ponto para cada nível de Dificuldade, ou seja, uma Missão nível 3, dará 3 de Experiência para quem cumprí-la.

Os Pontos de Experiência são utilizados para comprar mais Vantagens ou elevar os que o Personagem já tem. Veja a tabela de valores:

Tabela de Custos de XP / Vantagem:
VantagemNovaElevar
110-
220+10
330+10
450+20
570+20
6100+30
7150+50
8225+75
9325+100
10450+125

Para melhorar ou adicionar novas Vantagens, os jogadores deverão ir ao tópico específico para isto, fazendo sua “compra”, sendo efetivada por um Moderador, que julgará se é válida ou não.


Última edição por Administrador em 28/04/15, 09:46 am, editado 3 vez(es)
Administrador
Administrador
https://fabricadeherois.forumeiros.com

Manual de Regras Empty Re: Manual de Regras

03/04/15, 11:47 am

5.7 Ganhando Pontos de Experiência Extras


Não é apenas cumprindo missões que os Jogadores ganham pontos de Experiência, existem outras maneiras de ganhar, ajudando o FHVerso a crescer. Veja como:

Apenas Moderadores:
- Postando uma missão+resolução: 2xp;

Apenas Jogadores:
- Criou uma missão: 1xp;

Todos os Jogadores:
- Criou um novo NPC (só história): 1xp;
- Criou um novo NPC com imagem: 3xp;
- Fez um remake visual de um personagem: 2xp;
- Criou uma nova localidade/bairro com história: 1 xp;

Lembrando a todos que todas as criações só darão pontos se forem aprovadas pela moderação/administração.

Todos os pontos valerão apenas DEPOIS do inicio do jogo, não valendo para criações anteriores.


5.8 Zonas de Vantagem e Desvantagem


Como mencionado anteriormente, cada Personagem tem a sua Área de Atuação, a região onde ele age como herói. O Jogador recebe vantagem, neutralidade, ou desvantagem em seus testes de acordo com a localidade de sua área, e com as regiões ou zonas vizinhas. Quanto mais longe de sua área de atuação, maior é a desvantagem para o Personagem.

Nova Capital é divida em 2 Zonas-Gerais (Zonas-G), e 6 Zonas-Menores (Zonas-M), como mostrado no mapa da cidade:

Zonas-G:

Zonas-M:


O Rio Cabrião, que corta NC em dois, é o divisor das duas Zonas-Gerais, conhecidas como Zona Suburbana e Zona Metropolitana - ou simplificadamente, Z-1 e Z-2. Dentro das duas Zonas-G, existem 3 Zonas-Menores cada, que englobam 2 bairros da cidade em uma única região, ficando então da seguinte maneira:

Zona Suburbana(Z-1):
- Zona Oeste (ZO)
:
Ranchinho e Bairro Vertical
- Zona Rural (ZR): Jardim da Redenção e Vila Novo Acre
- Zona Franca (ZF): Setor Industrial e Militar

Zona Metropolitana(Z-2):
- Zona Leste (ZL)
:
Itamaré e Constelação
- Zona Central (ZC): Centro e Barão da Conquista
- Zona Norte (ZN): Marechal Andrade e Favela do Cabrião
Dessa maneira, o Personagem que tem Área de Atuação em bairro X, terá vantagem em TODA a sua Zona-Menor (incluindo o outro bairro), neutralidade em todos as Zonas-Menores vizinhas da sua Zona-Geral, e desvantagem em todas as Zonas-Menores da outra Zona-Geral, do outro lado do rio.

Veja o exemplo:

Telecombatente faz de Nova Capital um lugar melhor pra se viver mais exatamente no Bairro Itamaré; o que significa que ele ganha vantagem nos dados toda vez que age na Zona Leste da cidade, composta por Itamaré e Constelação.

Sendo perto, mas ainda distante, o boxeador telepata não ganha vantagem nenhuma ao agir nas Zonas Central e Norte, vizinhas da sua Área de Atuação, e dentro da região Metropolitana da cidade. Porém, ganha desvantagem em todos as zonas da região Suburbana - Oeste, Rural, e Franca, por estarem do outro lado da cidade.
De início, o bônus/ônus por região é de (+1) para a zona de vantagem, 0 para zonas neutras, e (-1) para zonas de desvantagem; lembrando que esses modificadores podem mudar, se neutralizar, ou potencializar, de acordo com os feitos e fama do Personagem na Zona em questão.


5.9 O Sindicato


Todos os personagens, tanto dos jogadores quanto dos moderadores, fazem parte do Sindicato. O Sindicato é uma organização secreta, não-governamental, que visa reunir os heróis de Nova Capital para combater o crime de maneira mais efetiva. Ele oferece treinamento, equipamento, veículos e recursos para os seus membros, além de oferecer um complexo secreto com alojamentos, salas de treinamento, quadras, e vários outros locais e recursos que não só ajudam a manter a vigilância sob a capital do Brasil, mas também dá a oportunidade para que os vigilantes integrantes se relacionem, troquem experiências, e convivam entre si.

Para o público comum, o Sindicato é um mito, um conto de teorias de conspiração, assim como os Iluminatti, ou qualquer outra organização secreta. Sendo tal, o Sindicato é quem contacta os heróis e os oferecem a chance de se juntar ao seus ranques, muito raramente acontecendo o contrário. Jasão é conhecido como o primeiro herói e membro fundador do Sindicato, normalmente estando ausente, cuidando de outros assuntos ou situações fora de NC. Na necessidade de decisões importantes para o Sindicato, existe o Conselho, um grupo formado pelos heróis mais conhecidos e veteranos da organização, a maioria deles recrutado pelo próprio Jasão. O Conselho é formado pelos moderadores do jogo.


Mas não só de heróis é composto o Sindicato: existem também funcionários, que mantêm todos os aspectos da organização funcionando. Médicos, enfermeiros, pessoal de limpeza, tecnologia e administração. Essas pessoas são homens e mulheres comuns, que recebem salário e passam por diversos tipos de testes de aptidão, alguns deles salvos pelos heróis de NC, outros funcionários da empresa que serve de fachada para o Sindicato, a Olimpo Tecnologias.


A Olimpo Tecnologias é uma empresa multinacional, ligada à pesquisa e projeção de novas tecnologias no mercado, passando pelos mais diversos ramos: industrial, automobilístico, eletrônico, etc. A sua sede em Nova Capital se encontra em Marechal Andrade, e abaixo dela, no subsolo, encontra-se a enorme e complexa base secreta do Sindicato. Existe uma passagem secreta da sede da empresa para as instalações abaixo, vigiada por guardas, além de diversas outras passagens espalhadas pela cidade que dão acesso rápido ao local.


Todo funcionário que exerce funções na base secreta do Sindicato é registrado de carteira assinada como funcionário da Olimpo Tecnologias. Nenhum herói membro do Sindicato tem carteira assinada, ou está na lista de funcionários da Olimpo Tecnologias. PORÉM, todo herói recebe remuneração por fora, além de ser registrado por pessoal de patente maior, a identidade secreta de cada um sendo mantida sob o mais alto sigilo.

Além disso, o Sindicato mantém uma relação próxima com o Exército, mais especificamente com a divisão da P.E.G.A.S.U.S., que sabe da sua existência. Elas mantêm um acordo, que prevê a colaboração e não-interferência entre as duas organizações, compartilhamento do Tártaro - a super-prisão de segurança máxima do Exército -, e certas informações.

O Sindicato sempre mantêm vigília sob os heróis fora do seus ranques, principalmente os amadores, seja para chamá-los, seja para observar seus atos. Ela também se mantêm alerta para super-seres conhecidos e poderosos, precavida caso algum incidente envolvendo-os aconteça.
Conteúdo patrocinado

Manual de Regras Empty Re: Manual de Regras

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos