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 [Discussão] - Evoluindo o FH

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MensagemAssunto: [Discussão] - Evoluindo o FH   Seg Set 17, 2012 7:32 pm

Galera, estou criando esse tópico basicamente para discutirmos a evolução do nosso FH. É uma oportunidade para nós mostrarmos nossas ideias e pensamentos de como melhorar o programa.

Vamos de tempos em tempos, discutir para solucionarmos problemas e criarmos novas funcionalidades.
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Seg Set 17, 2012 7:34 pm

Bem, a primeira discussão que gostaria de conversar é sobre a inclusão de Itens. Como dever ser? Tem de ter um menu com um preview de cada item? A lista de grupos de itens está grande demais? Deveríamos ter disponíveis os itens de todos os modelos de uma vez só?

Diga aí suas opiniões, ideias, reclamações, este espaço é nosso!
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Pedregulho



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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Seg Set 17, 2012 8:45 pm

Na minha opinião vc poderia colocar somente um modelo com os itens de todos os modelos, assim seria possível colocar todos os personagens de um grupo como os vingadores ou força heroica em uma só imagem sem usar outro programa e poder posta-la nas criações livres.
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Seg Set 17, 2012 8:56 pm

Pedregulho escreveu:
Na minha opinião vc poderia colocar somente um modelo com os itens de todos os modelos, assim seria possível colocar todos os personagens de um grupo como os vingadores ou força heroica em uma só imagem sem usar outro programa e poder posta-la nas criações livres.

Ai você arranja um servidor só seu pra conseguir rodar ser travar.

Edu, to pensando em algo aqui, quando eu bolar eu posto aqui asiheuiasea

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Seg Set 17, 2012 9:07 pm

Primeiro, gosto da ideia de acessar os itens de todos os modelos na mesma tela. Isso aumenta bastante as possibilidades na hora de adaptar e "criar" novos itens. Como sugeri no formspring, se for viavel, criaria uma aba para selecionar o modelo e outra para o item. Mas isso, se nao for deixar o programa lento.

Quanto ao preview, acho que vai do custo/beneficio para o programa. Se a adaptacao for cara e/ou deixar o programa lento, acho desnecessaria. Caso contrario, seria legal.

Como alternativa, acho que os itens poderiam ser numerados por sua posicao na lista. Esse numero apareceria em uma janela ao lado das setas de selecao, e poderia ser editado, como o numero das cores. Assim, sabendo o numero do item, poderia ir direto para ele. Claro, que isso tambem deve ser avaliado pelo custo/beneficio.

P.S. Foi mal pela falta de acentos, mas meu teclado deu pala e desconfigurou.

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Seg Set 17, 2012 10:49 pm

Bem, acho que poderia modificar o esquema de seleção de itens, pois a lista está bem grande para ficar em um único scrool (54 categorias!)

Poderia criar 4 scrools de itens:
- Corpo
- Roupas
- Equipamentos (Ferramentas e Armas)
- Acessórios (Símbolos, poder, mascote, base, textura e sombra)

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Set 19, 2012 10:04 am

Então pessoal, a grande questão é: Vocês acham mais fácil de criar se tiver um preview do item?
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Set 19, 2012 11:48 am

Sim, é + fácil!

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Sombria

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Set 19, 2012 12:43 pm

Olha, eu posso estar imaginando esse negócio de menu de preview errado, mas pra mim não faz diferença nenhuma um menu de preview de itens.

Um menu a mais no fh só pra ver como e quais são os itens dele, quando você pode simplesmente adicionar um novo item e ir passando pra ver como são? E eu suponho que isso só teria sentido pros novatos que ainda não sabem como e quais são os itens, porque após ficar mechendo por horas e horas no fh eu já sei quais são os itens de cor.

Enfim, eu não acho demais colocar um preview de itens, por mim tudo bem, mas eu acho, na minha experiência com o FH, se for pra sacrificar desempenho só pra isso é meio besteira.
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Set 19, 2012 4:55 pm

Okay, mas o sistema de procura, escolha, inserção de itens é bom? ele funciona? é fácil pra criar?
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Set 19, 2012 5:50 pm

Acho que o "problema" do sistema atual, é ter que chegar a um item que está no meio de uma lista. O FH vai perdendo velocidade conforme a gente vai adicionando itens a uma criação.

Não que isso seja um grande problema. A ferramenta de clonagem diminuiu isso bastante, e facilitou nossa vida. Mas acho que um sistema que levasse direto ao item desejado, seria muito bem vindo.

Como disse o Supremo, se for só para saber como é o item, o preview é meio supérfulo. Principalmente, se for comprometer o desempenho.

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Set 19, 2012 6:04 pm

Edu, acho que você pode fazer assim.

A lista atual, é inteira na vertical, de cima para baixo. Creio eu, que somente pelo fato de mudar para uma matriz, facilitaria. Exeplo:

Atualmente

Cabeça
Testa
Traços
Corpo
Pescoço
Torax

Como seria

CabeçaTestaTraços
CorpoPescoçoTórax

Fiz uma lista pequena, mas a ideia é essa.

Quanto ao preview, acho muito desnecessário, temos outras prioridades.

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Agente Duplo

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Set 19, 2012 6:24 pm

Como já disse:

Agente Duplo escreveu:
Bem, acho que poderia modificar o esquema de seleção de itens, pois a lista está bem grande para ficar em um único scrool (54 categorias!)

Poderia criar 4 scrools de itens:
- Corpo
- Roupas
- Equipamentos (Ferramentas e Armas)
- Acessórios (Símbolos, poder, mascote, base, textura e sombra)

Essa solução do Inquisidor tb acabaria com a lista muito grande na vertical
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Lohan Tonini

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Dom Set 23, 2012 10:09 am

Edu vale lembrar também sobre o leg. No FH 2011 ainda tinha alguns, que depois de alguns itens o programa ficava pesado.
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Dom Set 23, 2012 2:28 pm

Quanto ao "Lag", isso depende muito mais da sua memória do que do programa em si, é um programa em flash, portanto, quanto mais "resources" tiver, maior o "lag" gerado.

Você pode melhorar isso com o Advanced System Care, usando o Turbo Boost, e reduzindo a qualidade da imagem durante a criação clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem, qualidade, baixa. Quando terminar e for printar, volta pra qualidade alta.

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Aquiles

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Sex Out 05, 2012 6:39 pm

Acho q poderia pelo menos deixar mais rápida a escolha de itens, poderia ser usando as letras e números do teclado pra escolher, tipo Conter Strike.

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MensagemAssunto: [FH] Funcionalidades (Discussão)   Qua Maio 01, 2013 1:05 pm

Então pessoal, vou abrir esse tópico pra gente ir discutindo sobre as funcionalidades do FH, quais já temos e podemos melhorar, novas funcionalidades, funcionalidades que estão obsoletas. Enfim, tudo pra melhorar o programa, vou postar aqui minha listinha de ideias e a medida que forem sugerindo novas vou adicionando.

Novas Funcionalidades:

Desfazer e Refazer (Ctrl+Z / Ctrl + Y)
Complexidade: Alta
Necessidade: Alta
Status: A fazer

Ter um desfazer foi uma das coisas que sempre pensei pro FH, todo mundo aqui fez alguma coisa que se arrependeu, e pra fazer de novo ia dar um trabalho do caralho... com o Desfazer seria possível voltar alguns passo na criação facilitando a vida dos criadores, já o Refazer seria o processo inverso, recriando os passos do Desfazer.


Menu de itens com preview
Complexidade: Alta
Necessidade: Média
Status: A fazer

Um menu com o preview dos itens em miniatura para o usuário poder visualizar o que ele quer inserir, no mesmo estilo que é o do Hero Machine. Eu particularmente, já to calejado com o FH e esse menu não é tão necessário, mas seria uma boa para novos usuários e facilitar a vida dos criadores.


Sistema inteligente de camadas
Complexidade: Alta
Necessidade: Média
Status: A fazer

Um menu com um sistema de camadas inteligente pro FH. Cada item em uma camada diferente, tendo apenas um item por camada. Seguindo o mesmo estilo do Flash e Photoshop, com camadas que podem ser bloqueadas, não-visualizadas, com o nome do item e etc. Isso ajudaria a ordenar e a visualizar todos os itens do FH.


Filtros reguláveis
Complexidade: Média
Necessidade: Baixa
Status: A fazer

Hoje os filtros tem apenas um padrão, ou estão ativados ou não. Com os filtros reguláveis seria possível regular a intensidade e a coloração dos filtros, podendo fazer brilhos mais intensos e de diversas cores, assim como sombreado e desfoque.


Agrupamento de Itens
Complexidade: Alta
Necessidade: Média
Status: A fazer

Agrupar itens seria excelente. Poder mover, girar e colorir vários itens de uma vez só. Ajudaria bastante na hora de criar, principalmente criações mais complexas que tenham vários itens.


Exportar em PNG e PNG transparente
Complexidade: Média
Necessidade: Média
Status: FEITO! Disponível na próxima atualização

Salvar como imagem é algo muito útil pro FH, mas só em JPG não é o suficiente. Tendo o formato em PNG teremos imagens com melhor qualidade e tendo a utilidade PNG transparente, salvaremos os persoangens sem o fundo para podermos fazer assinaturas e outras artes.


Exportar imagens em tamanhos diferentes
Complexidade: Média
Necessidade: Média
Status: FEITO! Disponível na próxima atualização

Hoje o FH salva a imagem com tamanho 600x600, mas claro que os usuários queiram ter imagens dos seus personagens em tamanhos maiores para poder visualizar todos os detalhes. Para isso uma ferramenta que salve a imagem em 900x900 ou 1200x1200 seria extremamente útil.


Zoom
Complexidade: Média
Necessidade: Média
Status: Em produção

Zoom para visualização de certas áreas do personagem seria muito útil, principalmente para criar rostos e símbolos novos.


Disponilibizar todos os modelos de uma vez
Complexidade: Média
Necessidade: Média
Status: FEITO! Disponível na próxima atualização

Com isso teríamos todos os itens disponíveis de uma vez. Poderia mesclar itens femininos com os do bruto e etc.


Lista de Atalhos

Ctrl + A [ Abre arquivo do .fh ]
Ctrl + S [ Salva arquivo .fh ]
Ctrl + N [ Cria novo arquivo ]
Ctrl + Z [ Desfazer ]
Ctrl + Y [ Refazer ]
Ctrl + W [ Fecha o FH ]

Shift + N [ Insere novo Item no palco ]
Shift + Home [ Muda para o primeiro Item ]
Shift + Seta Esquerda [ Muda para o Item anterior ]
Shift + Seta Direita [ Muda para o próximo Item ]
Shift + End [ Muda para o último Item ]
Shift + Del [ Deleta o Item ]

Shift + Q [ Aumenta o Item ]
Shift + W [ Diminui o Item ]
Shift + E [ Aumenta horizontalmente o Item ]
Shift + R [ Diminui horizontalmente o Item ]
Shift + T [ Aumenta verticalmente o Item ]
Shift + Y [ Diminui verticalmente o Item ]

Shift + A [ Gira o Item no sentido anti-Horário ]
Shift + S [ Gira o Item no sentido horário ]

Shift + D [ Move o Item uma camada acima ]
Shift + F [ Move o Item para frente de todos ]
Shift + G [ Move o Item uma camada abaixo ]
Shift + H [ Move o Item para trás de todos ]

Shift + 1 [ Move o item para inferior esquerda ]
Shift + 2 [ Move o item para baixo ]
Shift + 3 [ Move o item para inferior direita ]
Shift + 4 [ Move o item para esquerda ]
Shift + 5 [ Reseta a posição do Item ]
Shift + 6 [ Move o item para direita ]
Shift + 7 [ Move o item para superior esquerda ]
Shift + 8 [ Move o item para cima ]
Shift + 9 [ Move o item para superior direita ]


Por enquanto vou postar só esses porque to com muita preguiça e quero deixar vocês darem suas ideias também, então utilizem esse mesmo esquema e vão postando aqui.

Abraços

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Última edição por ADM - Vissla em Ter Maio 14, 2013 1:06 pm, editado 3 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Maio 01, 2013 4:40 pm

Rapaz, dessas funcionalidades, acho que todas são ótimas e necessárias (exceto a de Menu de itens com Preview, que não vejo necessidade). Se eu pudesse opinar a ordem de prioridade dessas funcionalidades, seria assim (da mais para a menos importante):

Desfazer e Refazer (Ctrl+Z / Ctrl + Y)
Sistema inteligente de camadas
Agrupamento de Itens
Filtros reguláveis
Menu de itens com Preview

Sobre a discussão que começamos no chat, em relação aos atalhos e tal.

Eu sugiro o seguinte: use a tecla shift esquerdo para ativar as funções. Ela para mim é a mais adequada, mais fácil de se segurar enquanto usa a mão direita para acionar os atalhos. NÃO MUDE OS ATALHOS! Ia ser UM SACO reaprender quais são. Não faça isso, sério.

Outra ideia, que não sei o quão funcional seria, era ter uma caixinha de marcar chamada "Ativar Atalhos". Ao marcar essa caixinha, o programa iria considerar que você ta segurando o botão de atalhos o tempo todo. Isso é viável?



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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Maio 01, 2013 4:49 pm

Arco escreveu:


Outra ideia, que não sei o quão funcional seria, era ter uma caixinha de marcar chamada "Ativar Atalhos". Ao marcar essa caixinha, o programa iria considerar que você ta segurando o botão de atalhos o tempo todo. Isso é viável?


Bem, quase tudo é viável de se fazer com o Flash, a grande questão seria: vale a pena gastarmos com isso?

É bem válida essa funcionalidade, assim como ativar/desativar a transformação livre, mas temos de ver se podemos investir nisso e se vai ser útil, por isso coloquei ali o campo necessidade.

A respeito dos atalhos, isso é sempre complicado, vai chegar um dia que teremos mais funcionalidades que teclas, aehuaehuaheuaheu e ai fica sempre complicado deixar tudo mais intuitivo e fácil, por exemplo: hoje Ctrl+S faz o item girar horário, mas na verdade deveria ser o atalho de salvar o personagem, certo?

Achei a ideia do Shift melhor, provavelmente vai ser assim, vou aproveitar e fazer uma lista de atalhos pra colocar ali nas ideias.

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Maio 01, 2013 4:53 pm

Então, se não for pedir demais, tem como os atalhos voltarem a aparecer ao lado das funcionalidades lá para a gente poder memorizar? Porque fará falta até a gente redecorar todos.

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Qua Maio 01, 2013 4:56 pm

aehuaheuaheu, nas próximas atualizações eu ponho um hint lá dos atalhos.
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Sab Maio 04, 2013 2:50 pm

Edu, descobri o que ta fechando o FH que eu havia lhe falado lá no Raidcall.

Ao que parece, o Flash tem um limite de zoons permitido. Se, ao chegar ao máximo dele, você mandar dar mais um zoom, ELE FECHA!

Uhul, acabei de perder outra criação. DISGRAÇA!

=/

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Sab Maio 04, 2013 8:29 pm

Arco escreveu:
Edu, descobri o que ta fechando o FH que eu havia lhe falado lá no Raidcall.

Ao que parece, o Flash tem um limite de zoons permitido. Se, ao chegar ao máximo dele, você mandar dar mais um zoom, ELE FECHA!

Uhul, acabei de perder outra criação. DISGRAÇA!

=/

Aí, infelizmente é coisa do flash, nem tenho como acertar, o lance vai ser uma ferramenta de zoom própria.

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Sab Maio 04, 2013 9:35 pm

Tudo ótimo, mas tem mais uma coisa que seria bom termos no Fabrica , um save 100%, seria bom poder fechar o arquivo e continuar depois, refazer uma criação sem ter que começar do zero, poderíamos até montar itens personalizados pra carregar em um novo trabalho.

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] - Evoluindo o FH   Sab Maio 04, 2013 9:55 pm

O Capa escreveu:
Tudo ótimo, mas tem mais uma coisa que seria bom termos no Fabrica , um save 100%, seria bom poder fechar o arquivo e continuar depois, refazer uma criação sem ter que começar do zero, poderíamos até montar itens personalizados pra carregar em um novo trabalho.

Então, hoje o save funciona uns 80%, geralmente tendo uns bugs com itens mascarados e clonados, mas fora isso ele funciona muito bem.

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